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Petrobras e o Cinema Nacional

Maior patrocinadora da cultura brasileira, a Petrobras é a principal incentivadora do cinema nacional e foi uma das principais responsáveis pela retomada do setor no país na década de 90. Hoje, com o Programa Petrobras Cultural, são lançados anualmente editais para produção de filmes de longa e de curta-metragem, difusão em salas de cinema, festivais em todas as regiões do país e outras iniciativas de estímulo à produção cinematográfica brasileira.

O apoio ao cinema nacional acontece desde 1994, através da Petrobras Holding e da Petrobras Distribuidora. São deste período o patrocínio a grandes produções brasileiras como “Carlota Joaquina, Princesa do Brazyl” (1994) – que marcou o início da presença da Petrobras no Cinema da Retomada –, “Tieta do Agreste” (1996), “Guerra de Canudos” (1997), “O que é isso, companheiro?” (1997), entre muitos outros.

Desde 2000, a Petrobras já patrocinou mais de 700 projetos de audiovisual, incluindo a produção de cerca de 190 curtas-metragens em 35mm e mídias digitais, 170 longas-metragens, 219 edições de festivais e mostras, 121 projetos de difusão de filmes, entre outras iniciativas como livros, projetos de restauro e oficinas. Para a Petrobras, o patrocínio à produção e difusão de filmes nacionais fortalece e incentiva a contínua produção do cinema brasileiro de qualidade.

Além de estimular a produção audiovisual, a Companhia patrocina 25 festivais de cinema em todas as regiões do país, o que contribui para a formação de novas platéias, além de estimular a reflexão sobre o cinema e a cultura nacional. Entre os festivais de cinema patrocinado pela Petrobras, pode-se destacar o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Festival do Rio, Festival de Cinema de Gramado, Cine PE, Anima Mundi e o festival de documentários “É Tudo Verdade”.